História

Nossa caminhada em terras curimatás.
Templo Metodista em Pirassununga na década de 40.

Desde 1889.

Oficialmente estabelecida em 6 de julho de 1889, a Igreja Metodista em Pirassununga completa 129 anos, sendo, assim, testemunha ocular e participante efetiva de grande parte da história da cidade.

Primeira igreja protestante a se instalar no município, e fruto do trabalho missionário da então Igreja Metodista Episcopal do Sul (EUA), seu primeiro pastor foi o Reverendo Edward E. Joiner,  norte-americano. No início, os cultos eram realizados na casa da família Müller, cujos membros, descendentes de alemães, eram originalmente luteranos. Posteriormente, os trabalhos passaram a ser realizados também nas casas de outras famílias e, mais tarde, numa casa assobradada de esquina, que acabou sendo demolida em 1960, para dar lugar à atual residência pastoral, na esquina das ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro.

O primeiro templo foi construído na Rua Sete de Setembro entre 1919 e 1920, no pastorado do Revdo. Walter Gilwill Borchers, também norte-americano. Passaram pela igreja, nestes 128 anos, 42  pastores e 5 pastoras, e o templo já foi remodelado 2 vezes.


ANOS EM PIRASSUNUNGA

PASTORES(AS) PASSARAM PELA CIDADE


Origens do Metodismo

O Metodismo é um movimento iniciado por John Wesley no século XVIII, na Inglaterra. O nome “metodista” foi o apelido que os universitários deram ao grupo liderado por Wesley, porque os membros pareciam fazer tudo com método e ordem. Não apenas tinham hora certa para a oração, estudos bíblicos e outras práticas religiosas, como também visitavam regularmente doentes, necessitados e encarcerados.

Ministro da igreja oficial do país, a Igreja Anglicana, Wesley se posicionou de maneira conflitante com suas diretrizes ao preconizar que o evangelho de Cristo fosse levado à população marginalizada da época. Assim, contrariando as recomendações do clero Anglicano, Wesley pregava ao ar livre, em praças, minas de carvão, portas de fábricas e outro locais. Também estimulava a abertura de escolas “caseiras”, mantidas por voluntários, onde a maioria da população analfabeta tinha acesso à educação. Aliás, a ênfase na democratização da educação norteou toda a história da igreja, e hoje em dia existem centenas de instituições de ensino de confissão metodista ao redor do mundo.

John Wesley é considerado como um “herói nacional” na Inglaterra, principalmente por ter trazido à pregação da palavra de Deus as questões sociais que eram tão urgentes na época, e por ter revolucionado o modo como as mesmas eram encaradas, influenciando até mesmo as políticas públicas posteriormente adotadas pelo governo inglês nessa área. Apesar do crescimento do movimento metodista, Wesley nunca buscou a separação: morreu Anglicano. O movimento metodista só foi institucionalizado em forma de igreja alguns anos mais tarde.


Expansão

Com a colonização dos Estados Unidos, o movimento metodista se instalou naquele país, onde obteve rápido crescimento. De lá, o metodismo se espalhou pelo planeta, e chegou até Pirassununga.

A Igreja Metodista é integrante do chamado “protestantismo histórico”, uma vez que já atua há quase três séculos como denominação. A forma de governo da Igreja Metodista é episcopal e seu sistema, representativo. Os princípios de fé da Igreja Metodista são fundamentados tão somente nas Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, as quais contêm tudo quanto é necessário para a salvação humana, e são suficiente regra de fé e prática para os cristãos.

PAÍSES COM PRESENÇA METODISTA

MILHÕES DE METODISTAS NO PLANETA

MIL METODISTAS NO BRASIL